segunda-feira, 25 de maio de 2009

Albuns Clássicos: Led Zeppelin I


Bem irei começar essa nova coluna,com o primeiro album de uma das maiores bandas de Rock da história: Led Zeppelin

No final de 1968 a banda Yardbirds se desfaz e Page trata de montar um novo grupo. Um amigo o leva a procurar Robert Plant, vocalista da pequena Band of Joy. Da Band of Joy vem também o baterista, John Bonham. Juntamente com Chris Deja. A banda resolve se chamar New Yardbirds. O baixista Chris Deja não se encaixa ao som da banda e é logo substituído por John Paul Jones, também músico de estudio , que já havia gravado entre outros com os Rolling Stones. Jones chegou ao New Yardbirds através de um anúncio em uma revista de música.

O nome New Yardbirds não agradou,e sendo assim decidiram mudar o nome da banda, graças ao baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Page era pesada e voava, e sugeriu o nome Lead Zeppelin (Zepelin de Chumbo). a grafia foi mudada para Led Zeppelin para melhor pronúncia para os Americanos.

No Inicio de 1969 a banda entra nos estudios da Atlantic Records para gravar o primeiro disco.
O Lado A do LP abre com a pesada "Good Time Bad Times" que é toda baseada num Riff criado por Page um verdadeiro Hardrock setentista.
Logo em seguida vem a Bela balada "Baby I´m Gonna Leave You" composta toda por Jimmy Page, a musica mescla momentos calmos com dedilhados de violão com o peso caracteristico da banda, destaque para os Vocais de Robert Plant impécaveis na sua melhor forma.
em seguida um cover de um Antigo blues do grande Willie Dixon "You Shook Me "(famosa na voz de Muddy Waters) que mostra o lado Blueseiro que seria marca registrada na primeira fase da banda.
finalizando o Lado A com a fantástica e clássica "Dazed And Confused" cujo é regida pelo baixo de John Paul Jones, destaque também para os solo onde Page utiliza um arco de Violino.

O lado B começa com o orgão da "Your Time is Gonna Come" na qual ainda leva resquício da musica dos anos 60 principalmente no Refrão. o disco segue em alto nivel com a instrumental "Black Mountain Side" onde Page mostra toda sua habilidade nas 6 cordas.
a Terceira musica do Lado B é a paulada "Communication Breakdown" na minha opnião uma das melhores da banda um verdadeiro Hard Rock setentista, em seguida mais um cover do velho Wilie Dixon I can't Quit You Baby. O album termina com a elétrica "How Many More Times" finalizando como começou.
o Disco é o ponta pé na gloriosa carreira da banda, um grande clássico que mostrou a que veio a maior Banda dos Anos 70.