segunda-feira, 25 de maio de 2009

Albuns Clássicos: Led Zeppelin I


Bem irei começar essa nova coluna,com o primeiro album de uma das maiores bandas de Rock da história: Led Zeppelin

No final de 1968 a banda Yardbirds se desfaz e Page trata de montar um novo grupo. Um amigo o leva a procurar Robert Plant, vocalista da pequena Band of Joy. Da Band of Joy vem também o baterista, John Bonham. Juntamente com Chris Deja. A banda resolve se chamar New Yardbirds. O baixista Chris Deja não se encaixa ao som da banda e é logo substituído por John Paul Jones, também músico de estudio , que já havia gravado entre outros com os Rolling Stones. Jones chegou ao New Yardbirds através de um anúncio em uma revista de música.

O nome New Yardbirds não agradou,e sendo assim decidiram mudar o nome da banda, graças ao baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Page era pesada e voava, e sugeriu o nome Lead Zeppelin (Zepelin de Chumbo). a grafia foi mudada para Led Zeppelin para melhor pronúncia para os Americanos.

No Inicio de 1969 a banda entra nos estudios da Atlantic Records para gravar o primeiro disco.
O Lado A do LP abre com a pesada "Good Time Bad Times" que é toda baseada num Riff criado por Page um verdadeiro Hardrock setentista.
Logo em seguida vem a Bela balada "Baby I´m Gonna Leave You" composta toda por Jimmy Page, a musica mescla momentos calmos com dedilhados de violão com o peso caracteristico da banda, destaque para os Vocais de Robert Plant impécaveis na sua melhor forma.
em seguida um cover de um Antigo blues do grande Willie Dixon "You Shook Me "(famosa na voz de Muddy Waters) que mostra o lado Blueseiro que seria marca registrada na primeira fase da banda.
finalizando o Lado A com a fantástica e clássica "Dazed And Confused" cujo é regida pelo baixo de John Paul Jones, destaque também para os solo onde Page utiliza um arco de Violino.

O lado B começa com o orgão da "Your Time is Gonna Come" na qual ainda leva resquício da musica dos anos 60 principalmente no Refrão. o disco segue em alto nivel com a instrumental "Black Mountain Side" onde Page mostra toda sua habilidade nas 6 cordas.
a Terceira musica do Lado B é a paulada "Communication Breakdown" na minha opnião uma das melhores da banda um verdadeiro Hard Rock setentista, em seguida mais um cover do velho Wilie Dixon I can't Quit You Baby. O album termina com a elétrica "How Many More Times" finalizando como começou.
o Disco é o ponta pé na gloriosa carreira da banda, um grande clássico que mostrou a que veio a maior Banda dos Anos 70.

sábado, 16 de maio de 2009

Guitarristas Inesqueciveis - David Jon Gilmour



Nasceu em Cambridge, Inglaterra e cresceu em Grantchester . Seu pai Douglas Gilmour, foi um professor de Zoologia da Universidade de Cambridge . Sua mãe Sylvia também era professora. A sua educação teve lugar na Waldorf School e foi durante muitos anos um modelo para essa escola, tendo no entanto descrito a sua educação como “horrível”.

Conheceu Syd Barrett quando frequentava o Colégio de Artes e Tecnologia de Cambridge, embora não tenha pertencido á formação inicial dos Pink Floyd. Seu primeiro grupo chamava-se Joker’s Wild para quem começou a tocar em 1963. A banda mudou o seu nome para Flowers em 1967 tendo acabado nesse mesmo ano, tendo Gilmour formado os Bullitt. Juntou-se aos Pink Floyd em Janeiro do ano seguinte. Syd Barrett saiu do grupo alguns meses mais tarde e ele então assumiu o papel de guitarrista principal.

Roger Waters deixou o grupo em 1985 assumindo que sem ele os Pink Floyd se desmembrariam. Em vez disso, David Gilmour assumiu por completo o controle da banda e criou A momentary lapse of reason. Ele explica:

"Eu tinha um sem número de problemas com a direcção da banda no passado recente, antes de Roger sair. Eu achava que as músicas tinham muitas palavras, e que devido ao significado dessas palavras serem tão importantes, a música tinha-se tornado um mero veículo para as letras, o que não era muito inspirador...The dark side of the moon e Wish you were here tiveram um enorme sucesso, não apenas devido à contribuição de Roger, mas também porque havia um equilíbrio maior entre a música e as palavras do que em álbuns mais recentes. É isso que estou a tentando fazer em A momentary lapse of reason mais focado na música, restaurar o equilíbrio."


Durante os interregnos musicais dos Pink Floyd, passava o tempo tocando como músico de estúdio, produzindo discos e até fez de engenheiro de som de palco para uma enorme variedade de espectáculos incluindo, algumas novidades e Roy Harper, Kate Bush, The Dream Academy, Grace Jones, Arcadia, Bryan Ferry, Robert Wyatt, Hawkwind, Paul McCartney, Ringo Starr, Sam Brown, Jools Holland, Propaganda, Pete Townshend, The Who, Supertramp (juntos criaram o êxito "Brother where you bound" do álbum com o mesmo nome), vários "supergrupos" de solidariedade e muito mais.

Lançou o seu primeiro álbum, epónimo, na Primavera de 1978. O seu segundo álbum About face foi editado em 1984.

Em 2002 fez uma série de concertos acústicos a solo em Londres e Paris, juntamente com uma pequena banda e coro, e que foi documentado na edição de David Gilmour in Concert.

Recentemente em 2006 lançou mais um trabalho solo, On An Island, considerado por ele o seu melhor trabalho em 30 anos. O disco contou com um elenco de nomes de ouro na música, os quais já conhecidos pela maioria dos fãs de Gilmour como o Guy Platt, Jon Carin e Richard Wright , além das participações de David Crosby e Graham Nash, e a co-produção do guitarrista Phil Manzanera.

No ano de 2008, Gilmour lançou o DVD Duplo "Remember That Night - Live at the Royal Albert Hall" que sintetizou os grandes shows deste seu, até aqui, último trabalho. Há mais previsões de lançamentos ainda no ano de 2008 de um espetáculo realizado na Polônia em comemoração aos 26 anos do partido Solidariedade. Assim como no Remember That Night, este disco traz raridades e clássicos do Pink Floyd.

Fonte:Wikipédia e Site Official