quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cianeto e Felicidade

Não poderia ser melhor!

Confira mais tirinhas aqui.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Backing Tracks! Parte 1

Para quem não sabe, o backing track são faixas músicas sem algum dos intrumentos. Seja ele uma guitarra, uma bateria ou até mesmo a voz (um Karaokê! =) ).

Estou colocando links de algums sites bem acessados.

Se quiser áudios para você improvisar por cima, procure na letra J: Jams.

Dica do Gui e do Marcos.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Download: Guitar Pro 5.2 com RSE - Baterias , Baixos e Guitarras

3_guitar_pro_win_01.jpg

Como a maioria já sbe, boa parte da nossa vida "moderna" de guitarra dependes desse aplicativo. Nessa versão, ainda vem com uma tecnologia chamada RSE (Real Sound Engineer, que seria um sistema para tornar o som mais real, fazendo uma compilação da MIDI e ao invés de utilizar a saída MIDI do Windows (aqueles sonzinhos de 8 bits), ele transforma a música numa real banda utilizando o som de instrumento de verdade pré-gravados.

O Guitar Pro 5 trabalha com sonorização de instrumentos MIDI, de forma que todas as tablaturas são lidas e seqüenciadas com precisão e fidelidade. A gama de opções é vasta, dando ao usuário a oportunidade de compôr e aprender mais sobre música, cadências e andamentos. Além disso, também converte arquivos MIDI em tablaturas, para que o usuário aprenda a tocar suas músicas favoritas. Os arquivos MIDI criados por ele podem ser lidos por softwares como Reason, Cubase e Fruity Loops.

Nessa versão, vai com RSE de bateria, baixo e guitarras.

Para baixar a versão sem RSE, clique aqui (11MB, Rapidshare).
Para baixar a versão com RSE, clique aqui (309MB, Torrent).

Continuação do Manual: Técnicas P00sers

Bom, visando que este é um blog dedicado a guitarristas, decidí fazer este artigo de técnicas P00sers (na verdade, mais especificamente, seria como um P00ser interpretária as técnicas "guitarristicas").
  • Tapping: Consiste em dar tapas na guitarra expressando o ódio da melhor forma com a intenção de fazer a guitarra chorar produzindo sons (este efeito também pode ser produzido pelo pedal de efeito "Chora-Neném", popularmente conhecido como CryBaby)
  • Two-Handed taping: uma técnica de violentar a guitarra com tapas usando as duas mãos em busca do som perfeito (técnica muito usada por Cúrti Cuba-in).
  • Shred: Uma das tecnicas mais ridículas do mundo guitarrístico, consiste em despejar notas totalmente aleatórias na velocidade da luz. NOTA: Alguns dizem que dependendo da velocidade com que se usa esta tecnica é possivel voltar no tempo.
  • Clean: É a tecnica da limpeza, o guitarrista utiliza a guitarra como se fosse uma vassoura, e usa-a para limpar o palco sujo, resultando em microfonias gritantes vindas do inferno.
  • Palm Mute: O guitarrista simplesmente faz as cordas da guitarra vibrarem enquanto batem palmas, fazendo incriveis abafados e reverbs, tecnica muito utilizada por verdadeiros virtuoses da musica como o mestre Chimbinha (vide shows do Calypso).
  • Talk Box/Wah-Wah: Coisa de viado, faz-se a guitarra falar atraves de efeitos eletronicos totalmente artificiais e falsos, a maioria das guitarras só consegue falar o simples: "Wah-Wah" mas as guitarras de guitarristas famosos que nasceram em paises de primeiro mundo e possuem uma educação decente são capazes de falar frases inteiras como: "Me matem","Independencia ou Morte" ou "Relaxe e goze".
  • Arpeggios: Nesta tecnica a guitarra é tocada como se fosse uma arpa, muito util para musicas de ninar e canções deprês do Evanescence. (não admita gostar de Evanescence, isso não é P00ser, mas ouça Evanescence, pois todo P00ser ouve lixos em segredo).
  • Slide: Nesta tecnica o guitarrista pega na guitarra e fala deslizar de um lado ao outro do palco, de modo a produzir um som muito louco e que até hoje já fez com que eu engatasse muita gatinha desesperada.
  • Bend: Técnica utilizada apenas para guardar o instrumento, consistindo em dobrá-la ao meio como um lenço.
  • Hammer-on: Como o próprio nome já diz, se trata de tirar(ou criar) pequenos amassos do instrumento utilizando um martelo ou marreta.
  • Pull-off: Consiste em puxar as cordas da guitarra até elas arrebentarem, causando efeitos de estalo em vários tons, dependendo da corda arrebentada e da afinação da mesma.
  • Pull-off in the eye: O mesmo movimento do pull-off, porém com as cordas acertando o olho, além de gerar um ruido muito mais peculiar (grito agonisante de dor) também gera um efeito vizual impressionante, só pode ser usado duas veses pelo mesmo individuo

Fonte: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Guitarra
Só a desciclopédia teria uma coisa destas...

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Uma outra opção para você P00ser idolatrar



Devido a enorme repercussão que o 1º artigo teve (talvez se eu não enxesse o saco das pessoas para verem a verdade fosse outra...).


Aqui está mais uma opção que discutindo no chat chegamos a conclusão de que estava faltando.


Este é um nível altíssimo de P00serismo, idolatrar o Symphony X e principalmente o Michael Romeo (vide foto)
Os P00sers fariam tudo para ter um contato com este gordinho... (tudo até lamber suas azeitonas rececadas e cheias de óleo).
Para ser esse estilo de P00ser é nescessário tem um pequeno toque homossexual e uma extrema quantidade de tempo disposta a ser perdida com bolas de ping - pong.
Revele a todos seu amor pelo gordinho, diga que ele toca música clássica misturada com música egipsia e o caralh* a quatro. Diga que ele é foda e é isso aí (não saiba porque, P00sers nunca sabem porque, são desinformados...).
Esse artigo foi uma sugestão da galera do MSN da comunidade.
NOTA: O Edy (o Keylogger) foi quem teve a idéia de lamber as bolas do Michael Romeo, esse artigo é dedicado ao nosso amigo homossexual do MSN, valeu Edy!

Como ser P00ser: O Manual

Ei! Você! É, você mesmo! Eu sei o que você quer! Sim, eu sei que seu sonho sempre foi ser P00ser e aqui está o manual de como ser um! Não é incrivel!

Comecemos, antes de tudo saiba, NUNCA, NUNCA, JAMAIS, adimita ser P00ser, isso é tão... tão... Não P00ser... E sempre escreve P00ser com "00" mesmo que não seja essa a pronuncia.

Agora que você já não adimite ser P00ser, já está a meio caminho! O segundo passo será baixar alguns Hits do AC/DC como Back in Black (você falará Black in Black, por sinal, após baixar a 1ª coisa que você fará é mudar o nome de Back in Black para Black in Black) Highway to Hell e T.N.T (se te perguntarem, você a descobriu no jogo Tony Hawk, porém sua resposta será: "MaNu, eU DisCubrI nA QueLí JogU Di iSQueiTi... U Toni FalCaUm!).

Outra coisa que talvez já tenha reparado é que escrever errado é parte de ser P00ser, não há uma regra, isso você pegará com o tempo e ao conversar com P00sers de maior tempo na estrada.

Agora que você já está escrevendo errado, diga-se o maior fã de AC/DC, e que só AC/DC é Rock'n'Roll.

NOTA: A pronuncia é Acê Barra Decê.

Cante toda hora o riff de Back in Black (se te perguntarem o nome da música, responda com todo orgulho de saber o nome, que é Black in Black).

Após passar um tempo como P00ser do AC/DC e disser que Angus Young é o maior guitarrista do mundo MUITAS, MUITAS, MUITAS vezes e ouvir o mesmo número de vezes as 3 músicas do AC/DC que antes citei (não se esqueça de dizer que AC/DC só é AC/DC com o Bon Scott), você já poderá baixar as músicas que você tanto gosta do NxZero, Fresno, Simple Plan & Cia.

NOTA: Se alguem te perguntar algum nome de alguma música deles (que você provavelmente já terá baixado) NUNCA acerte o nome da música, errar o nome de músicas é parte essencial da sua atitude P00ser.

Agora que você já é um especialista em AC/DC P00ser poderá escolher uma outra banda idolatrar, mas importante, ela tem que estar nesta lista:

  • Guns n' Roses
  • Ozzy Osbourne (Atualmente, ou seja, com o Zakk Wylde)
  • Iron Maiden (grite Iron como louco)
  • Eric Clapton (não conheça nenhuma, NENHUMA, NENHUMA música dele)

Ou o Glam Rock (mas se te perguntarem que tipo de música você gosta, diga que é Hard Rock).

Em todos os casos, você deve idolatrar o guitarrista da banda do mesmo jeito que idolatrava o Angus (no caso do Guns, o Slash, do Ozzy, o Zakk, do Iron o Dave Murray e do Clapton ele mesmo, fique dizendo que ele é God).

PARABÉNS!

Agora você já é um P00ser legitimo! Mas lembresse, nunca adimita ser P00ser.

Lição II - As notas musicais e o instrumento. Aprenda a afinar!

Já está no site a lição II!
Lição II

Bom, já sabemos as propriedades do som e os elementos de uma música. Agora vamos ver as notas musicais e elas no braço do instrumento, que são noções básicas importantes para o resto da sua vida na música.

As Notas Musicais
As Notas Musicais são sete: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Acidentes

São sinais que modificam as notas.
#- Sustenido – Eleva a entonação da nota em 1 semitom / meio tom.
b- Bemol – Abaixa a entonação da nota em 1 semitom / meio tom
As notas musicais de ½ em ½ tom:

Entre o mi e o fá não tem uma nota Mi# ou Fáb, assim como entre si e dó não tem si# ou dób. Isso faz com que na prática E#, Fb, B# e Cb não existam.

Para ler o resto, clique aqui!

Lição I - O que é som? O que é música?

Lição I

Aqui estamos com nossa primeira lição. Para começar, decidimos colocar um pouco de teoria musical para você começar já entendendo o que é música. Divirta-se!

Introdução

A música é uma arte de expressão que utiliza o som. O som, através de suas propriedades, traduz e evoca sentimentos e impressões.

O som possui quatro propriedades.

PROPRIEDADES DO SOM.

  • Duração;
  • Intensidade;
  • Altura (Grau);
  • Timbre. *

Para ler o resto, clique aqui.

Procurando Blues... Achei Dream Theater!

Ok... Vocês não devem ter entendido muita coisa. Há algum tempo atrás, eu assisti no Jô Soares uma menina de uns 14 anos que tocava um Blues, Jazz e Country muito bacana. Fui procurar no Youtube e cia. Uma busca leva à outra atéque cheguei num 4-hands guitar de uma banda chamada Los Desperados. O caras tocando a Marcha Turca de Mozzart.

E agora , para arrebentar o post, assistam a esse vídeo de um medley que os caras fizeram do Dream Theater, acústico!

Enfim, se alguém tiver idéia de quem e essa menina (que eu não achei!), deixa nos comentários aí!

Abraços!

sábado, 26 de julho de 2008

Caricaturas

Tava sem nada pra fazer ai fiz quatro guitarristas famosos em caricaturas.

Confiram:

Monitoramento de visitas!

Aí galera! Já está no ar o monitoramento de visitas do blog! Que tal fazermos uma competição? =)


isitas

257

% do total do site: 98,85%

Páginas/visita

2,16

Média do site: 2,15 (0,62%)

Tempo médio no site

00:05:13

Média do site: 00:05:09 (1,17%)

% de novas visitas

69,26%

Média do site: 69,23% (0,04%)

Taxa de rejeição

62,26%

Média do site: 62,69% (-0,69%)

Cidade Visitas Páginas/visita Tempo médio no site % de novas visitas Taxa de rejeição
1. 44 3,25 00:14:35 36,36% 52,27%
2. 30 1,47 00:01:45 73,33% 66,67%
3. 19 4,26 00:12:17 36,84% 42,11%
4. 18 1,33 00:00:11 88,89% 77,78%
5.
(not set)
17 1,71 00:01:23 94,12% 70,59%
6. 12 2,67 00:07:24 58,33% 58,33%
7. 10 2,30 00:05:43 90,00% 60,00%
8. 7 1,86 00:01:58 57,14% 71,43%
9. 7 1,57 00:00:54 85,71% 71,43%
10. 6 1,33 00:00:54 83,33% 83,33%

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Lil' Jones and Salcidus: Desconfiada

Um dos membros mais ativos da comu, nosso amigo Zée (que se botar Lil Jones cover do cd vai tomar processo!) fez o favor de disponibilizar um ensaio da banda dele num estúdio, para ter uma idéia do que vem por aí.

Como é apenas um ensaio, podemos deixar passar os erros, notas foras e a batalha do baixista contra o microfone.

Aproveitem:



Só pra constar, nosso amigo é o guitarrista com a camisa do Vasco (¬¬) e a Epiphone Les Paul 56' Goldtop

Técnicas para iniciantes

Bem hoje irei postar algumas coisas básicas para quem ja toca a algum tempo

mas que ainda causa confusao na mente dos iniciates. as técnicas de guitarra e explicarei para que serve.


Bend é uma técnica é umautilizada na guitarra na qual você levanta ou abaixa a corda do instrumento para chegar em outra nota. Ao se curvar a corda, a nota que era tocada tem sua afinação aguda podemos fazer bends de 1tom 1/2 tom e 2 tons alguns conseguem 3 tons mas ai necessita uma pegada extra hehe.

Dentro desta técnica existem outras como:

Bend Release: após a chegada na Nota desejada você volta a Nota de origem.

Pré-Bend: que consiste em puxar a corda é so depois palhetar dando a impressao de ir do agudo para o grave.

Bend em uníssono: consiste em um bend junto com outra nota em uma corda diferente e afinar o bend de acordo com a nota mais aguda, até chegar na igualdade dos sons, uníssono.

Hammer on: mudada, elevada a uma nota mais Consiste basicamente em tocar uma nota e fazer a outra soar sem auxílio da mão direita. A nota ligada será martelada com um dedo da mão esquerda. Esta nota que vai soar depois da primeira, vai estar sempre na mesma corda é em qualquer uma casa acima (ligadura ascendente).

Pull-off: Pull-off é de certa forma o inverso de um hammer-on, consistem em soltar rapidamente uma nota fazendo com que a mesma soe solta ou apertada em um traste anterior, sem auxílio da mão direita. Esta nota que vai soar solta, vai estar sempre na mesma corda é em qualquer uma casa abaixo (ligadura descendente).

Tapping:
Consiste em utilizar uma ou as duas mãos para "martelar" (tap) notas na escala, ligando-as, adquirindo assim efeito de grande velocidade.

Sweep: Em relação à mão esquerda (ou dos trastes), o sweep ocorre quando várias cordas adjacentes são "articuladas", ou controladas com precisão pelos dedos, de tal forma que soem em sucessão sem soar juntas (ao contrário dos acorde com pestana, em que todas as cordas são pressionadas durante o mesmo ataque da palheta). A impressão é que os dedos "rolam" em direção às notas desejadas. A mão assume uma forma bem parecida com a de um acorde, mas ao invés de levantarem completamente, cada dedo primeiro segura a nota para produzir o som, e em seguida faz um movimento leve, porém rápido, a fim de abafar a nota (mute) premanecendo em contato com a corda. Aperfeiçoando este movimento, executando-o em seqüência nas cordas (enquanto se está levantando o dedo para abafar uma corda, o dedo da corda seguinte já começa a descer), pode-se tocar com grande velocidade, devido à memória muscular.

"By Wikipedia "


quinta-feira, 24 de julho de 2008

The Battle Rages On

Pois é, o toma-lá-dá-cá entre os hackers e guitarristas não parece ter fim. A história é digna daquelas introduções de "Star Wars", com letreiros amarelos rolando com o vazio do espaço ao fundo. E, aparentemente Emo Vader atacou novamente nossa querida comunidade, desse vez trocando nome e excluindo muita gente. Ainda bem que (ainda) temos a segunda comunidade e o chat para amenizar a situação.

De qualquer forma, esperamos que essa palhaçada acabe logo antes que excluam a comunidade.

Atualmente o título mais adequado para a nossa batalha é, na minha opinião, "The Empire Strikes Back" (O Império Contra-Ataca)

Ufa...

Tá tarde para caramba, e eu tenho q trabalhar já já. Mas não deixaria de postar aqui que nossa filhota voltou para casa... =)

Entrem aqui e deixem seu agradecimento à antiga dona que devolveu para a gente a comunidade.
Clique aqui.

É isso!

Abraços a todos!
Esquece... Tomaram de novo.
Veja a abertura de chamado aqui

Nova lei pode proibir emos na Rússia


A banda My Chemical Romance, expoente do gênero emo. Uma nova lei pode proibir emos na Rússia. As regras, que ainda estão sendo formuladas, podem banir sites dedicados ao gênero e até o modo de se vestir nas escolas e em prédios do governo. Aparentemente, essas medidas estão sendo tomadas por medo de que “modismos adolescentes perigosos” induzam à depressão e ao suicídio.

O projeto de lei foi apresentado no mês passado. Seus defensores alegam que a cultura emo é negativa, encoraja o comportamento anti-social e glamouriza o suicídio. Segundo o jornal inglês “The Guardian”, os emos foram descritos como “adolescentes que se vestem de preto, usam piercings e franjas que cobrem metade do rosto”.

Jovens russos fizeram diversos protestos neste fim de semana. Em Krasnoyarsk, na Sibéria, onde algumas leis já estão em vigor, manifestantes carregaram faixas com frases do tipo: “Um estado totalitário encoraja a estupidez”. Dmitry Gilevich, da banda emo MAIO, aproveitou a oportunidade para frisar que “expressar emoções não é proibido por lei.”

Uma onda de críticas ao gênero atinge os emos no Reino Unido desde o início do ano. Fãs da banda My Chemical Romance protestaram em frente aos escritórios do jornal “The Daily Mail” devido a uma reportagem que vinculava o suicídio de jovens à cultura emo.

Aaaaah se essa moda pega... Seríamos tão mais felizes!
Fonte: Globo.com


Aproveitando o onda emo, não deixem de conferir esse vídeo! É sério!


quarta-feira, 23 de julho de 2008

Pequenas crianças, grandes desastres

Concorrente direto do "cantor" que fez aquela versão "maravilhosa" de Aces High, temos o seguinte:

O pior cover de Nirvana do planeta.

O guitarrista tem a coragem de errar na intro e o solo de Smells Like Teens Spirits, o baixista foi muito bem, só faltou plugar o baixo no amp, o baterista tá parecendo meu primo de 1 ano batendo nas panelas da minha avó, e, agora sim, concorrendo diretamente pelo prêmio de pior vocalista do planeta, temos essa "coisa" que dispensa comentários.

PS: Não nos responsabilizamos por sangramento de ouvidos, tímpanos estourados, suicídios e afins


Chuck Norris, Parte 1

Chuck Norris troca 3 cordas 0,01 segundo depois delas estourarem.

Humilhando quem faz Two Hands e o Slowhand, Chuck Norris faz No Hands.

Chuck Norris é tão foda que faz alavancadas em Tune o' Matic.

Chuck Norris fez o Nx Zero inteiro virar macho.

Chuck Norris fez o My Chemical Romance inteiro virar macho.

Chuck Norris faz bend de 4 tons em 0.15 com um dedo só.

Chuck Norris, que não era moderador, baniu o dono da comu.

Coisas que não deveriam ir a público...

Às vezes o artista não tem noção do que é capaz de fazer. Como ele consegue mexer com as pessoas, sendo essa sensação boa ou ruim!

Vejam essas dois vídeos de uma demonstração MUITO ruim. Mas extremamente engraçados...

Primeiro um afinadinho cantando Aces High do Iron Maiden...

Esse do André Mattos doidão tá demais...

Créditos pro Rad nesse último. Vou colocá-lo como página de abertura do meu navegador...

O preço de um resgate...

Acredito que quem está lendo o blog já sabe de tudo que passamos nos últimos dias. Mas enfim, a comunidade é nossa novamente! Ok, essa foi a parte boa. Mas...

Infelizmente, perdemos TODA a nossa base de dados. O CORNO do ladrãozinho deletou todo o conteúdo da comunidade (tópicos). Estamos órfãos de informação. Para busca, vários tópicos estão disponíveis, apesar de não listados (acrdito que temporariamente). Então, se possível, pedimos que eles sejam ressucitados por vocês. Nós já estamos fazendo nossa parte nesse árduo trabalho =).

Votem na enquete ao lado para nos ajudar a decidir o que fazer com as duas comunidades e o blog.

Abraços!

Guitar Rig

Aew galera vou postando aos poucos uns programas bem úteis,postem os seus tb.

Escala de Blues

Por Rodrigo Teixeira

Bem, me pediram para explicar como se tocar Blues. Existem alguns fatores a intender antes de sair fazendo as coisas, para não viciar com os erros.

Os blues tradicionais possuem entre si estruturas hamonicas semelhantes, desenvolvendo-se nos encadeamentos basico de acordes, e em padrões com restrita quantidade de compassos.
A escala caracteristica do blues é a pentatonica acrecida de "Blue notes".
O que seria "Blues notes"
Blues notes são notas que, quando inseridas num determinado ponto de uma canção, de forma peculiar, dualizam(maior ou menor) a caracteristica do acorde. Obtem-se esse efeito ao sobrepor uma terça menor sobre um acorde maior; o conflito entre as terças é aliviado atraves de um slide ou bend, de modo a coincidir as terças. Essa é a forma mais comum de exprimir uma "Blue note".

A escala de blues na verdade traz em sua estrutura os intervalos de terça maior e terça menor, fatores que a tornam ambigua, concordando com a tonalidade maior e com a tonalidade menor.

Formula da Escala de Blues

| T | IIIb | III | IV | IV# | V | VIIb | T |


Exemplo simples de encadeamento:

A | D | A | A | D | D | A | A | E7 | D | A | E7 |


meditação:

"Da teoria vem a intuição, mas tocar...vem da intuição."

by: Rodrigo Teixeira


Espero ter ajudado!!

^^

Guitarristas Inesqueciveis - Eric Patrick Clapton

Clapton nasceu em Ripley, na Inglaterra, Sua mãe era solteira e com 16 anos de idade. Foi criado pela sua avó e pelo marido desta, acreditando que eles eram seus pais e que sua mãe era sua irmã mais velha. Descobriu a verdade aos 9 anos de idade, e essa revelação foi um momento muito marcante na sua vida. Depois disso, ele deixou de se aplicar na escola e se tornou um garoto calado, tímido, solitário e distante de sua família.
Seu primeiro emprego foi como carteiro e, aos 13 anos de idade, ganhou seu primeiro violão. Apesar da dificuldade inicial de aprender a tocar o instrumento, quase desistindo, acabou se esforçando para tocar os primeiros acordes influenciado por canções antigas de blues, que tentava reproduzir. Em pouco tempo, já dedicava horas diárias ao aprendizado, e foi conseguindo dominar o instrumento.
Depois de completar o ensino básico, em 1962 Clapton fez um ano introdutório na Kingston College of Art, mas não continuou o curso. Em janeiro de 1963, ingressou na banda The Roosters, onde permaneceu até agosto do mesmo ano.

O surgimento de Clapton
Ainda em 63, passou a integrar a banda Yardbirds, que começava a fazer sucesso na Grã-Bretanha. Entretanto, fiel à suas raízes blues, recusou-se a seguir a direção pop escolhida pelo grupo, e acabou saindo em março de 1965. Depois de um tempo em empregos temporários, entrou para a John Mayall & the Bluesbreakers, estabelecendo seu nome como músico de blues e inspirando o fanatismo de jovens que pichavam Londres com a inscrição "Clapton is God" ("Clapton é Deus").
Ele largou os Bluesbreakers em 1966 e então formou o Cream, um dos primeiros "power trios" do rock, com Jack Bruce e Ginger Baker. Foi nessa época que Eric começou a desenvolver-se como cantor, embora Bruce, um dos melhores vocalistas do rock, fizesse a maioria dos vocais.
No final de 1966 o status de Clapton como melhor guitarrista da Grã-Bretanha foi abalado com a chegada de Jimi Hendrix. Hendrix compareceu a uma das primeiras apresentações do Cream, no London Polytechnic em 1 de outubro de 1966, e tocou uma jam com a banda durante "Killing Floor". Eric imediatamente percebeu que havia ganho um novo e quase imbatível adversário, cujo carisma era igualado somente por sua incrível técnica na guitarra. Os primeiros shows de Hendrix no Reino Unido foram assistidos pela maioria dos astros da música britânica, incluindo Clapton, Pete Townshend e os Beatles. A chegada do americano teria um impacto profundo e imediato na próxima etapa da carreira de Clapton.



Fim do Cream
Embora o Cream seja apresentado como um dos melhores grupos de sua geração, a banda teve vida curta. As lendárias brigas internas - especialmente entre Bruce e Baker - aumentaram a tensão entre os três integrantes, levando ao fim do trio. Outro fator significante foi uma crítica pesada da revista Rolling Stone de um dos shows do Cream, o que afetou Clapton profundamente.
Goodbye, álbum de despedida da banda, apresentava faixas ao vivo gravadas no Royal Albert Hall, assim como a versão de estúdio de "Badge", composta por Eric e George Harrison.
A amizade próxima dos dois resultou na performance de Clapton em "While My Guitar Gently Weeps", lançada no White Album dos Beatles. Ao acompanhar de perto o sofrimento da esposa de Harrison, Pattie Boyd, que vivia abandonada em razão do interesse do marido pela cultura hindu, Eric acabou se apaixonando. E o sofrimento por amar a mulher de seu melhor amigo o inspiraria a compor uma das suas canções mais conhecidas: "Layla".
Uma segunda participação em outro super grupo, o menos-sucedido Blind Faith (1969), com Baker, Steve Winwood e Rick Grech, resultou em um álbum fraco e uma turnê norte-americana cancelada. Já aí Clapton estava cansado de sua fama e do burburinho que cercava o Cream e o Blind Faith, além de ter ficado profundamente afetado pela música do The Band – com o qual de fato ele já havia pedido para se juntar depois do fim do Cream. Clapton então decidiu ficar um pouco nas sombras, e passou a viajar em turnê como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends. Ele tornou-se amigo íntimo de Delaney Bramlett, que o encorajou a voltar a compor e a cantar.



Usando a banda de apoio de Bramletts e um elenco estelar de músicos de estúdio, Clapton lançou seu primeiro disco solo em 1970, que trazia uma de suas melhores composições: “Let It Rain”.
Se apropriando da seção rítmica do Delaney & Bonnie – Bobby Whitlock (teclado, vocais), Carl Radle (baixo) e Jim Gordon (bateria) – ele formou uma nova banda com a intenção de contrastar com o culto de “estrelismo” que crescera a sua volta e mostrar Clapton como um integrante no mesmo patamar dos demais. Isto tornou-se ainda mais evidente com a escolha do nome – Derek and the Dominos – que veio de uma piada nos bastidores do primeiro show da banda.
Trabalhando no Criterion Studios em Miami com o produtor Tom Dowd, a banda gravou um brilhante álbum duplo, hoje em dia considerado como a obra-prima de Clapton: Layla and Other Assorted Love Songs. A maioria do material, incluindo a faixa título, foram inspirados pelo conto árabe Majnun e Layla e mostravam o grande amor não declarado de Clapton por Patti Harrison. “Layla” foi gravada em duas sessões distintas; a seção de abertura na guitarra foi gravada primeiro, e para a segunda seção, o baterista Jim Gordon compôs e tocou o elegante trecho ao piano.
Mas a tragédia marcou o grupo durante sua breve carreira. Durante as sessões, Clapton ficou devastado com a notícia da morte de Jimi Hendrix; a banda gravou uma versão tocante de “Little Wing” como um tributo a ele, adicionando-a ao álbum. Um ano depois, Duane Allman morreu em um acidente de motocicleta. Contribuindo mais para o sofrimento de Clapton, o álbum Layla receberia somente algumas poucas críticas neutras quando de seu lançamento.

Drogas e álcool
O esfacelado grupo resolveu iniciar uma turnê norte-americana. Apesar da admissão posterior de Clapton de que a turnê ocorreu em meio a uma verdadeira orgia de drogas e álcool, aquilo acabou resultando em um poderoso álbum ao vivo, In Concert. Mas o grupo se desintegraria pouco tempo depois em Londres, na véspera da gravação de seu segundo LP de estúdio. Embora Radle tenha continuado a trabalhar com Clapton por vários anos, a briga entre Eric e Bobby Whitlock foi aparentemente feia, e eles nunca mais voltariam a tocar juntos. Outra trágica nota de rodapé para a história do Dominos foi o destino de seu baterista Jim Gordon, que sofria de esquizofrenia não-diagnosticada – anos depois, durante um surto psicótico, ele mataria a própria mãe a marretadas, sendo confinado em um hospício, onde permanece até hoje.
Apesar de seu sucesso, a vida pessoal de Clapton encontrava-se em estado deplorável. Além de sua paixão por Pattie Boyd-Harrison, ele parou de tocar e se apresentar e tornou-se viciado em heroína, o que resultou em um hiato em sua carreira. A única interrupção notável desse hiato foi sua participação no Concerto para Bangladesh - organizado por George Harrison - e, depois, pelo “Rainbow Concert”, organizado por Pete Townshend do The Who para ajudar Clapton a largar as drogas.
Clapton devolveu a gentileza ao interpretar o “Pregador” na versão cinematográfica de Tommy em 1975; sua aparição no filme (tocando “Eyesight To The Blind”) é notável pelo fato de ele estar claramente usando uma barba falsa em algumas sequências – o resultado de ele impensadamente raspar sua barba entre as gravações!
Relativamente limpo novamente, Clapton começou a organizar uma nova e forte banda, que incluía Radle, o guitarrista George Terry, o baterista Jamie Oldaker e as backing vocals Yvonne Elliman e Marcy Levy. Eles viajaram em turnê ao redor do mundo, posteriormente lançando o soberbo E.C. Was Here (1975).
Clapton lançou 461 Ocean Boulevard em 1974, álbum mais enfatizado nas canções ao invés de sua técnica na guitarra. Sua versão de “I Shot The Sheriff” foi um grande sucesso, sendo importante ao apresentar o reggae e a música de Bob Marley para um público mais extenso. Ele também promoveu o trabalho do cantor-compositor-guitarrista J.J.Cale.
Eric continuou a gravar e a fazer turnês regulares, mas a maioria de seu trabalho desta época foi deliberadamente mais calmo, fracassando em obter a mesma repercussão do início de sua carreira.



Maré de azar
Em 1976 Clapton foi o centro de polêmicas acusações de racismo, ao protestar contra a imigração crescente durante um show em Birmingham. Clapton disse que a Inglaterra estava “se tornando superpopulada” e implorou para que a platéia votasse em Enoch Powell para impedir que a Grã-Bretanha virasse uma “colônia negra”. Seus comentários motivariam diretamente a criação do evento Rock Against Racism. Apesar do impacto negativo em sua carreira e reputação, Clapton sempre se recusou a diminuir o episódio e negou que havia alguma contradição entre seu ponto de vista político e sua carreira baseada essencialmente num formato musical criado pelos negros. Nesta mesma época, seu nome começou a aparecer em álbuns lançados no Japão como “Eric Crapton” (“Crap” = “Fezes”), embora isso seja provavelmente mais um caso de “engrish” do que de malevolência.
O final dos anos 70 viu um Clapton com dificuldades de se acertar com a música popular, causando uma recaída no alcoolismo que o levou a ser hospitalizado e depois internado para um período de convalescência em Antígua, onde ele mais tarde apoiaria a criação de um centro de reabilitação.
Em 1985 Clapton conheceu Yvone Khan Kelly, com quem ele começaria um relacionamento. Eles tiveram uma filha, Ruth, que nasceu no mesmo ano. Clapton se divorciaria de Pattie Boyd em 1988.
No começo dos anos 90 a tragédia voltaria a atormentar a vida de Clapton em duas ocasiões. No dia 27 de agosto de 1990 o guitarrista Stevie Ray Vaughan (que estava em turnê com Eric) e dois membros de sua equipe de apoio morreram em um acidente de helicóptero. No ano seguinte, em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento. Um instantâneo da dor de Clapton pôde ser visto com a canção “Tears In Heaven”, My Father's Eyes (Pilgrim, 1998) e Circus Left Town (Pilgrim, 1998).



Slow Hand ressurgindo
Assim como MTV Unplugged (vencedor do Grammy em 1994), seu álbum From The Cradle trazia várias versões de antigos sucessos do blues, dando destaque a seu estilo econômico no violão. Em 1997 ele gravou um álbum de música eletrônica sob o pseudônimo de TDF, Retail Therapy, terminando o século 20 com aclamadas parcerias com Carlos Santana e B. B. King.
Em 1999 Clapton, então com 56 anos, conheceu a artista gráfica Melia McEnery, 25, em Los Angeles enquanto trabalhava em um álbum com B. B. King. Eles se casaram em 2002 e tiveram três filhas, Julia Rose (2001), Ella May (2003) e Sophie, nascida em 2005.
Tão conhecido quanto Clapton é o seu costume de usar uma variedade de guitarras. No começo de sua carreira, ele usava uma Gibson Les Paul do final dos anos 50, sendo parcialmente responsável pela reintrodução do estilo original da Les Paul pela Gibson.
Mais tarde, Clapton começou a usar Stratocasters da Fender. A mais famosa de todas as suas guitarras foi Blackie, montada com pedaços de várias Strats e que ele usou até os anos 90, Depois, por medo de danificá-la, guardou em casa, e não a levou mais aos palcos. Por fim, Clapton se desfez da "Blackie" por U$959,500 no leilão organizado pela Christie's de Nova York, em benefício do centro de reabilitação Crossroads.
Em 1988 Clapton foi honrado pela fábrica de guitarras Fender com a introdução de uma Stratocaster feita sob medida para ele, juntamente com Yngwie Malmsteen. Aquelas foram as primeiras guitarras modeladas para artistas na famosa série “Signature” da Stratocaster, que desde então incluiu modelos para Jeff Beck, Buddy Guy e Stevie Ray Vaughan, entre outros.
Em 1999 Clapton levou a leilão parte de sua coleção de guitarras para levantar fundos para o Crossroads, centro de reabilitação para viciados que ele fundou na Antígua em 1997. O montante total conseguido no leilão pela Christie’s foi de U$7,438,624.
Em 03 de novembro de 2004 é condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE).

Discografia
1963 Sonny Boy Williamson and The Yardbirds (com Yardbirds)
1964 Five Live Yardbirds (com Yardbirds)
1965 For your love (com Yardbirds - coletânea americana)
1965 Having a Rave Up (com Yardbirds - coletânea americana)
1966 Bluesbreakers with Eric Clapton (The Beano) (com John Mayall and The Bluesbreakers)
1966 Fresh Cream (com Cream)
1967 Disraeli Gears (com Cream)
1968 Wheels of Fire (com Cream)
1969 Goodbye Cream (com Cream)
1969 Blind Faith (com Blind Faith)
1969 Best of Cream (com Cream - coletânea)
1970 On Tour with Eric Clapton (com Delaney & Bonnie & Friends)
1970 Live Cream (com Cream - coletânea ao vivo)
1970 Eric Clapton
1970 Layla and Other Assorted Love Songs (com Derek and the Dominoes)
1971 The Yardbirds Featuring Performances by: Jeff Beck, Eric Clapton, and Jimmy Page (com Yardbirds - coletânea)
1972 Live Cream Volume II (com Cream - coletânea ao vivo)
1972 Heavy Cream (com Cream - coletânea)
1972 History of Eric Clapton (coletânea)
1972 Eric Clapton at His Best (coletânea)
1973 Clapton (coletânea)
1973 Live at the Fillmore (como Derek and the Dominoes) (ao vivo em 1970)
1973 Eric Clapton's Rainbow Concert (ao vivo em 1972)
1974 461 Ocean Boulevard
1975 There's One in Every Crowd
1975 E.C. Was Here (ao vivo em 1975)
1976 No Reason to Cry
1977 Slowhand
1978 Backless
1980 Just One Night (duplo; ao vivo em 1979)
1981 Another Ticket
1982 Time Pieces: Best Of Eric Clapton (1970-1978)
1983 Money and Cigarettes
1984 Too Much Monkey Business
1984 Backtrackin'
1985 Behind the Sun
1986 August
1987 The Cream of Eric Clapton
1988 Crossroads (Box Set)
1989 Homeboy
1989 Journeyman
1990 The Layla Sessions (como Derek and the Dominoes) (Boxset comerando os 20 anos de lançamento)
1991 24 Nights (ao vivo em 1990)
1992 Rush
1992 Unplugged (ao vivo em 1992)
1994 From the Cradle
1995 The Cream of Clapton
1996 Crossroads 2: Live in the Seventies (CD quádruplo, gravações ao vivo de 1974 a 1978)
1998 Pilgrim
1999 The Blues (álbum duplo)
1999 Clapton Chronicles: The Best of Eric Clapton
2000 Riding With the King (com B.B. King)
2001 Reptile
2002 One More Car, One More Rider (ao vivo em 2001)
2004 Me and Mr. Johnson (versões de músicas de Robert Johnson)
2005 Back Home (álbum de estúdio)
2006 Road To Escondido" (album gravado com JJ Cale)
2007 Complete Clapton



Riff licks e solos Famos do estilo Clapton :

Dance The Night Away, do álbum Disraeli Gears (0:00-0:15). Esse riff comprova que, durante a gravação de Disraeli Gears, Clapton estava apaixonado pelo som do Byrds e de guitarristas de blues de Chicago. No riff de introdução, Clapton dobra duas guitarras de 12 cordas (provavelmente uma Fender XII). Ele arpeja oito aberturas de Am e D/F#. Note que a parte da oitava mais alta (Gtr. 2) fica de fora até a terceira repetição. Preste atenção nas marcações de staccato no tempo quatro do compasso 2.

Cocaine: Um Riff Clássico Imortalizado por Clapton, a musica composta por J.J Cale
Link

Sunshine of Your Love: uma Clássica composiçao do Cream trata-se de uma simples abordagem de uma Penta Maior
Link

Crossroads: Historico,Pentatonicas em sua exelencia ,obrigatoria para quem nao conheçe Clapton em sua fase Cream
Link


Discos Essenciais:
Eric Clapton - Crossroads 1. Anyone For Tennis - Cream 2:37
2. White Room - Cream 4:57
3. Crossroads - Cream 4:13
4. Badge - Cream 2:43
5. Presence Of The Lord - Blind Faith 4:48
6. Can`t Find My Way Home - Blind Faith 3:16
7. Sleeping In The Ground - Blind Faith 2:50
8. Comin` Home - Delaney And Bonnie 3:14
9. Blues Power - Eric Clapton 3:06
10. After Midnight - Eric Clapton 3:17
11. Let It Rain - Eric Clapton 5:02
12. Tell The Truth - Derek And The Dominos 3:24
13. Roll It Over - Derek And The Dominos 4:29
14. Layla - Derek And The Dominos 7:07
15. Mean Old World - Eric Clapton And Duane Allman 3:51
16. Key To The Highway - Derek And The Dominos 6:27
17. Crossroads - Derek And The Dominos 8:17

http://www.megaupload.com/?d=96DDXBQE


Eric Clapton & John Mayall Bluesbreakers -

Tracklist:

01. All Your Love
02. Hideaway
03. Little Girl
04. Another Man
05. Double Crossing Time
06. What'd I Say
07. Key to Love
08. Parchman Farm
09. Have You Heard
10. Ramblin' on My Mind
11. Steppin' Out
12. It Ain't Right
/files/114261819/Eric_Clapton___John_Mayall_and_The_Bluesbreakers.rar


Fontes:
Wikipédia
Guitar-ultimate
e eu!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Blog Guitarra Exercicio e Teoria

Bom...
Galera o Erick deu essa super ideia de fazer um blog para a comunidade,para a galera colocar suas dicas e postar material
o blog tem esse sentido.
Ele me pediu para fazer esse post chamando a galera para participar.
Os colaboladores serão selecionadas por nos dois, e serão pessoas que postem meterial real ensinando de verdade aos leitores, o blog tem o mesmo proposito da comunidade, ajudar as pessoas que amam esse instrumento, aqui elas encontrarão dicas para tocar melhor, exercicios para melhorar tecnica e etc.

O blog seguirá regras, então nem todo mundo vai poder postar...

se você quer participar nos ajudando entre em contato conosco

Através dos links

Rad
Erick

Tragam o desfibrilador!!!

Sofremos uma baixa... Como todos sabem, perdemos nossa grande comunidade que nos ajudava e entretia tanto. Mas como todo vaso ruim não quebra, que tal partirmos para novas terras?

Espero que aqui seja um espaço comum entre o pessoal para todos postarem um conteúdo útil e interessante para os demais. Deixo claro que A idéia do blog não foi minha. Ela surgiu faz algum tempo; porém, na primeira versão, não funcionou. Podemos tentar novamente, certo?

Enfim, sejam bem-vindos ao nosso novo ambiente para tirar dúvidas, obter exercícios, aprender teoria e o que mais tiver restados de assuntos relacionados à guitarra e música em geral.

Lembrando que o blog não irá nunca substituir as comunidades (seja a antiga ou a nova).




Abraços do ex-dono (ditador, ausente, babaca e gente boa)

Pq o desfibrilador? Clique aqui.